Lanchas

Pranchas de wakeboard

por Redação Mariner Brasil
Postado em 05 de Fevereiro de 2018

Um guia para você comprar a sua

Escolher uma prancha de wakeboard não é nada fácil. A oferta é muito grande, indo de pranchas genéricas, encontradas nas lojas de deparatamento, até as mais sofisticadas — e caras — disponíveis nas casas especializadas. O que diferencia uma prancha para wake de uso geral de uma profissional? Apresentamos a seguir um guia para você poder se orientar na hora de escolher a sua. 

Tamanho
Pranchas mais longas são para pessoas mais pesadas, e vice-versa. Se estiver em dúvide, erre para mais. Quanto maior a prancha, mais empuxo ela gera. Isso facilita a vida dos principiantes, que ficarão de pé com mais facilidade, e quem é quase profissional vai curtir a maneira com que ela decola nas ondas. Além disso, elas são mais dóceis e possibiliam uma maior margem de erros durante os saltos. Então, qual o tamanho correto? Para uma pessoa de 70 kg, uma prancha de 135 cm é bastante adequada. E, para cada 20 kg de peso do praticante, adiciona ou subtraia 5 cm. 

(Ilustração: Tim Barker)Construção
A maioria das pranchas é constituída de um núcleo de poliuretano de alta densidade e de células fechadas, recoberta por camadas de fibra de vidro e resina. As para principiantes, em geral, são mais flexíveis, enquanto as para os praticantes mais avançados são mais rígidas. 

Curvatura
A curvatura encontrada entre a ponta e a traseira das pranchas é que determina como ela se comporta na água. Uma curvatura contínua faz com que a prancha seja previsível nas curvas e decole e pouse com suavidade nas ondas. Por sua vez, as pranchas que possuem curvatura em três segmentos criam menor arrasto, aceleram mais rapidamente e alcançam maiores alturas, mas são também mais "nervosas". Os fabricantes de pranchas oferecem também desenhos híbridos, tentando combinar a força e explosão das curvaturas segmentadas com a docilidade das curvaturas contínuas. 

Formato
Pontas arredondadas são mais adequadas para manobras que incluam giros a para navegar de ré. Pontas mais largas e quadradas giram com menos facilidade; em compensação, decolam com mais facilidade e alcançam alturas maiores. 


Acessórios

Quilhas
Quilhas externas mais rasas permanecem dentro d'água durante curvas mais radicais, mas não atrapalham as manobras de giro. Uma quilha no meio, mais profunda, dá mais estabilidde para iniciantes. Muitas pranchas oferecem uma combinação de quilhas externas rasas, com uma central profunda e removível. 

Fixação
Pranchas para iniciantes geralmente possuem tiras acolchoadas e reguáveis através de velcro para prender os pés, enquanto pranchas mais avançadas usam botas, que dão mais firmeza e controle

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

comentários