Lanchas

O que fazer se seu barco capotar

por Pete McDonald
Postado em 10 de Abril de 2018

Algumas dicas para aumentar suas chances de sobrevivência

O boletim meteorológico previa somente coisas boas conforme você se dirigia para fora da enseada. Infelizmente, a Mãe Natureza não gosta de previsões. As ondas crescem de maneira incômoda, e, de repente, seu barco capota, fazendo você e seus passageiros ao mar. E agora?

Confira nossas dicas.

1 - A coisa mais importante a se fazer é ficar junto ao barco. Isso aumenta exponencialmente suas chances de ser resgatado. “Se você estiver longe da embarcação, será como procurar por uma bola de basquete no meio oceano”, diz Christopher Todd, da guarda costeira norte-americana. O casco do barco é um alvo muito maior.

2 - Todd também recomenda recuperar a maior quantidade possível de itens, como sinalizadores, sinais de socorro e dispositivos de flutuação. Encontre qualquer coisa que flutue e ate-a ao barco para criar um alvo maior, ou solte-a na água para fazer um campo de detritos, o que também facilita o avistamento.

3 – Tente escalar até o topo do casco para evitar ficar na água. Água elimina o calor do corpo 25 vezes mais que o ar. Se houver outras pessoas com você, fiquem o mais juntos possível, para aumentar o calor e diminuir as chances de hipotermia.

4 – Deixar uma sacola de emergência com um EPIRB em um lugar de fácil acesso pode salvar sua vida. “Se você acreditar que será resgatado e não entrar em pânico”, afirma Todd, “suas chances de sobreviver serão maiores”.

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

comentários