Eletrônicos

Explore mais o seu radar

por Administrador
Postado em 06 de Outubro de 2015

Aumente sua segurança à noite, sob neblina ou em ambas as situações

Alarmes úteis
O radar pode formar uma barreira invisível posicionada ao redor de seu barco para alertá-lo, de forma sonora e de forma gráfica (na tela), contra possíveis perigos. Esta zona guarnecida pode ser configurada como um círculo de 360° ao redor do barco, ou como um “pedaço de pizza” triangular de qualquer tamanho, podendo ser ajustada para apontar em qualquer direção.

Dica: ajuste a zona guarnecida para uma distância de 1 a 2 milhas do barco quando estiver navegando, para poder receber um alerta a tempo de poder tomar uma atitude corretiva. A zona de 360° emitirá um alerta sobre alvos que estejam se movimentando rapidamente, não importando de que direções venham. Uma zona parcial à frente, à ré, e do flanco do mar aberto pode ser muito útil quando se está navegando próximo e ao longo da costa. Mas o melhor uso para a zona guarnecida é quando estiver ancorado, seja para pescar, pernoitar, seja por qualquer outra razão que o afaste do leme. Um alto-falante externo é de grande ajuda se estiver usando o sistema como um alarme contra o arraste da âncora, enquanto estiver descansando. Se tiver o modo stand-by em seu radar, ele pode ser ajustado para se ligar periodicamente e verificar o entorno. Enquanto está ancorado e dormindo, uma zona guarnecida ou um alarme em sleep-mode estará de vigia e irá avisá-lo se um objeto for detectado se aproximando. Pode-se instalar um módulo de alarme remoto garantindo que possa ouvir os avisos sonoros, mesmo em meio ao maior ronco.

MARPA Mágica
A MARPA (Mini Automatic Radar Plotting Aid, ou Auxilio de Plotagem por Mini Radar), também conhecida como ARPA, lhe dá as mesmas ferramentas de navegação disponíveis na navegação comercial. Com ela consegue-se rastrear diversos alvos próximos simultaneamente, determinar suas velocidades, posições, e CPA (Closest Point of Approach, ou ponto de menor aproximação) em relação a seu barco e o TCPA (Time to Closest Point of Approach, ou tempo para se atingir o ponto de menor aproximação), na tela do radar
habilitado para o MARPA.

Dica: conectar o seu radar à recepção AIS (Automatic Identification System, ou sistema de identificação automática) pode agregar uma informação adicional. Embarcações operando com AIS transmitem suas posições e outros dados de navegação pelo VHF, e estes sinais podem ser mostrados na tela do seu radar. Dessa forma consegue-se “enxergar” as posições desses navios mesmo que estejam atrás de uma ilha, de outro navio, de uma porção de terra firme ou de qualquer outro tipo de obstáculo que os oculte da linha de visão direta do radar.

Overlay do radar
A maioria dos Chartplotters modernos permite que você sobreponha informações do radar sobre a tela do mapa. Para ativar esta função, você precisa interconectar o radar com uma bússola eletrônica, ou ter acesso eletrônico à bussola do piloto automático. A maioria dos sistemas modernos possibilita essa troca de informação através do CAN.

Dica: se o display do seu radar permite a exibição de múltiplas telas, use uma delas para mostrar o mapa e a cobertura do radar, e na outra somente a cobertura dele. Isto lhe dará uma visão e um entendimento mais claros de sua vizinhança e ajudará você a desenvolver a habilidade de interpretação do radar. Por exemplo, se a posição de um determinado alvo no radar corresponde a uma baliza ou boia no plotter, provavelmente o alvo é um sinalizador estacionário, e não uma embarcação. Por outro lado, se o plotter não indica nada, mas você enxerga um alvo no radar, é mais provável que este alvo seja uma embarcação.

Sentinelas silenciosas
Duas funções muito práticas do radar são o EBL (Electronic Bearing Line, ou linha de visada eletrônica), e o VRM (Variable Range Marker, marcador de distância variável). Posicione o EBL em qualquer alvo de interesse, e o radar indicará a direção relativa a seu barco. Ajuste o VRM neste mesmo alvo, e você saberá exatamente a que distância ele se encontra.

Dica: posicione o EBL em qualquer embarcação que pareça indo em direção ao seu barco. Se ela se mantiver em cima da linha EBL, significa que está em rota de colisão. Em navegação este cenário é conhecido como CBDR (Constant Bearing Decreasing Range, ou diminuição contínua da distância de visada). Mude o curso, a velocidade, ou ambos, para evitar a colisão. Se o alvo se afastar da ELB, você terá certeza de que não vai bater no alvo.

Produtos

Raymarine Super HD Color Radar
O Radar Super HD Color usa processamento de sinal digital avançado e possui maior alcance dinâmico se comparado com os radares convencionais, permitindo que o receptor digital possa adquirir e processar grandes quantidades de informação de eco, que é normalmente perdido por sistemas de radares conhecidos. A largura de feixe extra-estreito, aponta alvos com clareza impressionante. O resultado é uma imagem de radar muito mais clara.

Garmin GMR 18 xHD
O GMR 18 xHD é a próxima geração de radares de 4kW de alta definição da Garmin . Ele oferece recursos semelhantes à série xHD de radares “open array”, que o torna muito fácil de usar. Com isso, ele oferece maior resolução do que a nossa geração anterior de radar de 18”. Novo ganho automático dinâmico e filtro de mar dinâmico que ajustam continuamente ao seu redor proporcionando um ótimo desempenho em várias condições.
Preço sugerido: R$ 7,599.00.

Lowrance ELITE-4 HDI 83/200
No final do ano foram introduzidos no mercado novos aparelhos de tela 4’ com a tecnologia exclusiva HDI (Hybrid Dual Imaging), que combina Broadband Sounder™ e Downscan Imaging.
Preço sugerido: R$ 1.843,50.

Simrad Broadband 4G Radar
Emprega melhor nitidez do feixe, no qual o usuário pode controlar o nível de separação alvo com imagens mais nítidas possíveis. Nele é possível monitorar uma boia a 200 pés de distância e manter o controle de projeções costeiras a 32 milhas náuticas.
Preço sugerido: R$9.962,05.

*Texto: Ken Englert

 

 

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