Eletrônicos

Testamos: radar Furuno 1st Watch

por Jim Hendricks
Postado em 07 de Junho de 2016

Equipamento pesa pouco mais de 6 kg e é integrado ao tablet ou smartphone

Num futuro não muito distante, o único display a bordo deverá ser o do seu tablet ou iPad. Uma vez embarcado, o comandante o encaixará em um suporte dedicado e conectará o equipamento aos sensores de bordo usando comandos de voz ou deslizando os dedos pela tela sensível ao toque. Atualmente, já temos empresas como a Argonaut produzindo grandes displays especiais visíveis sob luz solar, para satisfazer às demandas dos clientes mais exigentes. Por enquanto, o principal problema dessas unidades é que até então não tinham a capacidade de processamento suficiente para as necessidades de um radar de uso naval.

A Furuno (furunousa.com) mudou esse cenário. O novo radar sem fio DRS 4W 1st Watch conecta uma antena de 4kW, pesando pouco mais de 6 kg, a um iPad ou iPhone. Através de um app gratuito, o usuário pode observar os sinais de radar em até duas unidades simultaneamente: na parte debaixo da antena principal e em um pequeno transmissor que se conecta com a unidade móvel. Uma interface da Apple permite que o usuário escolha a o alcance entre 0.125 e 24 milhas náuticas. Além disso, é possível determinar a direção e a distância para os alvos do radar através de seu iPad. Para instalar o novo equipamento é necessário levar até ele dois cabos com 12V CC com uma corrente de 2A, porém o antigo cabo de dados, grosso e desajeitado, virou história.

Tivemos a oportunidade de testar a nova unidade em um segmento da hidrovia Intracoastal, perto de Sanibel, na Flórida, e seu desempenho se mostrou impecável.

Adicionar essa ferramenta de navegação indispensável a qualquer barco de lazer ficou mais barato, uma vez que o preço sugerido do DRS W 1st Watch é de apenas US $ 1.695 (no mercado americano).

E, com certeza, é mais um passo importante em direção à integração total da navegação dos barcos de lazer em seu tablet ou smartphone.

Sob medida
Já é possível Integrar o chartplotter, fishfinder e radar no iPad, mas quem quer ficar segurando um tablet ao mesmo tempo em que está preocupado em pilotar uma embarcação? Especialmente quando as condições de mar estão mais para muito spray na cara e se segurar para não ser levado para fora do barco, o suporte à prova d’água e choques SLXtreme Navigation Series da Snow Lizard mostra o seu valor. Desenhado para iPads e com encaixe para se adaptar a qualquer suporte VESA (Video Electronics Standard Association), deixa suas mãos livres para se concentrar no que importa: manter o controle do barco.

Esse case inclui um GPS WAAS de 66 canais da Bad Elf. Mesmo com iPad sem chip de dados, é possível acessar a latitude e longitude, rumo e velocidade, através de uma variedade de apps disponíveis na Apple Store. Uma bateria auxiliar aumenta a vida útil da bateria interna do equipamento. (US$ 349,99; www.snowlizardproducts.com)

Snow Lizard_slxipad_safetyyellow_back

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

comentários