Eletrônicos

Desvendando a tecnologia IPS

por Administrador
Postado em 09 de Outubro de 2017

Tudo sobre a novidade que vem conquistando as telas multifuncionais

A tecnologia IPS (In Plane Switching, ou "Chaveamento No Plano") está presente nas telas da maioria dos laptops e monitores de computadores desktop, e conquistando também, pouco a pouco, as telas multifuncionais (MFD's) dos sistemas de navegação náuticos. Já disponíveis em sistemas selecionados da Garmin, Lowrance, Simrad e, em breve, em outras marcas, a tecnologia IPS oferece maior resolução, melhor definição e contraste, além de permitir a visualização a partir de ângulos maiores que a tecnologia LCD.

A tecnologia IPS foi apresentada pela primeira vez no GPSMap 8400/8600, um equipamento com tela multifuncional de alta resolução da Garmin, oferecido nas versões com telas de 17”-, 22”- e 24”. Em 2017, a Lowrance oferecerá o IPS em telas de 7”-, 9”- e 12”, da nova série HDS Carbon. Ao mesmo tempo, a Simrad oferecerá o IPS em MFD's de 7”-, 9”-, 12”- e 16”, na série NSS evo3.

Nos displays com IPS, as moléculas de cristal líquido são alinhadas horizontalmente, ao invés de verticalmente (como nas telas LCD). Isso praticamente dobra o ângulo de visualização e aumenta a luminosidade e a definição, permitindo a exibição de mais detalhes por cm².

Os custos dos displays IPS caiu bastante nos últimos anos devido à massificação de seu uso em laptops e monitores de desktops. Como consequência, empresas como a Simrad e a Lowrance puderam integrar essas telas em seus sistemas de navegação sem aumentar os preços, nos conta Daren Cole, diretor global das marcas Lowrance e Simrad. “O preço do sistema HDS Carbon da Lowrance é o mesmo de quando introduzimos a geração anterior, o HDS Gen3, há alguns anos”, revela Daren.

“Precisávamos de telas capazes de apresentar a alta resolução produzida pelos nossos sonares top de linha, tais como o StructureScan HD”, conta. “Com uma luminosidade superbrilhante de 1.200 nit, é possível perceber os mínimos detalhes, mesmo sob a luz do sol de meio dia”.

O ângulo de visualização cresceu mais de 80%, afirma Daren. “Os displays são os mais nítidos produzidos até hoje e podem ser vistos a boas distâncias da estação de comando”, completa. Tanto o HDS Carbon quanto o NSS evo3 oferecem ainda algumas vantagens adicionais, como sonar CHIRP de dois canais e suporte para cartas Max-N da C-Mape SonarChart Live, da Navionics.


Raymarine Axiom
Lançada no Miami International Boat Show 2017, a nova linha Axiom, da Raymarine, possui telas multifuncionais sensíveis ao toque. Disponíveis nas versões de 7”-, 9”- e 12”, são bastante delgados e tem design limpo, com a face toda em vidro. Os processadores são de alta velocidade com Quad-Core e utilizam o novo software LightHouse III. Os MFD's Axiom são 50% mais velozes que os modelos anteriores e impressionam pela capacidade de processamento, sem interrupções e travamento de telas, conta Jim McGovan, gerente de marketing da Raymarine. Os modelos com sonar Real Vision 3D incluirão CHIRP DownVision, SideVision e sistema de rastreamento de peixes em um único transdutor. Além disso, o  sistema poderá exibir sonar convencional 50/200 kHz, se utilizado um transdutor separado. Os modelos Axiom possuem conectividade Wi-Fi e BlueTooth, e poderão ser conectados a qualquer rede Raymarine atual existente. O display pode ser montado com suporte, sobreposto ou embutido no painel. Os preços para as unidades vão de US$ 599,99 para o modelo de 7” apenas com chartplotter a US$ 3.199,99 para o de 12”, completo.

*Texto: Jim Hendricks

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

comentários