Marinharia

Aprenda a fazer a emenda de cabo com corrente

por Administrador
Postado em 24 de Outubro de 2017

Fazer uma emenda de cabo com corrente é como produzir uma mão de cabo; porém, a alça é bem apertada através do último elo da corrente da âncora

Fazer uma emenda de cabo com corrente é como produzir uma mão de cabo; porém, a alça é bem apertada através do último elo da corrente da âncora. Veja, a seguir,como fazer essa emenda com um cabo de três filamentos. (Clique para ampliar a foto.)

1 - Marque a posição
A primeira coisa a fazer é isolar a corda com uma fita isolante ou fita-crepe a uma distância de 16 a 20 voltas do final da corda. Em uma corda de 12,5 mm, por exemplo, isso equivalerá a uma distância entre 25 cm e 30 cm.

2 - Destorça a corda
Destorça a corda cuidadosamente, separando os cordões que a compõem. Use a fita-crepe para envolver (falcaçar) os cordões e assegurar que não se desfaçam. Moldar a fita-crepe em formato de cone facilita a tarefa de tecer a emenda.

3 - Passe os cordões 
Os cordões deverão ser passados pelo último elo da corrente como se fosse no buraco de uma agulha. Dois para um lado e um pelo lado oposto, passando pelo meio dos dois. Há quem coloque um pedaço de tubo termo-retrátil na parte de dentro do elo e, quando a emenda está pronta, o encolhem com um soprador térmico para minimizar o desgaste dos cordões.

Dica
Se prender a corrente e deixar entre 30 cm e 45 cm para trabalhar, evita que o peso da corrente toda atrapalhe na hora de tecer a emenda.

4 - Insira e teça 
Teça os cordões inserindo um a um através da respectiva cocha do vivo do cabo. A cada passo, os cordões devem emergir de forma simétrica — como se fosse um tripé — do cabo. Tencione bem os cordões para que a emenda fique com bom aspecto.

Dica
Um passador específico para trabalho em cabos é uma ferramenta que facilita passar os cordões pela cocha. É bem melhor que usar uma chave de fenda.

5 - Corte e queime 
Ao final de ao menos cinco tecidas, corte o que sobrou dos cordões a cerca de 1 cm do cabo e derreta a ponta com um isqueiro ou maçarico. Aperte a porção derretida contra o cabo, com um material que não cole no polímero derretido. Observação: uso meus dedos molhados para fazer isso, mas não recomendo.


Corda ou cabo?
Se você for um daqueles que acha que usar a palavra corda é um pecado mortal entre lobos do mar, coisa de leigo, saiba que a Bíblia dos marinheiros, o “Chapman’s Nautical Guides”, nos alerta que “nós são feitos com cordas. Então, um pedaço de corda que foi cortado, tecido, transformado, só se transforma em cabo quando está pronto para ser utilizado a bordo”. Isso posto, antes que a emenda seja feita, é uma corda; quando fica pronta, é um cabo.

*Texto: Jim Hendricks

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!

comentários