Lanchas

Testamos: Axtor 48

por Redação Mariner Brasil
Postado em 06 de Setembro de 2017

Lancha proporciona alta performance, soluções criativas e navegação equilibrada

Axtor 48 (Foto: Rafael Kamogawa)Fabricada pela Murano Yachts em Guararema, São Paulo, a Axtor 48 é, em todos os sentidos possíveis, uma verdadeira offshore. Linhas modernas e esportivas indicam a essência da lancha que, com 48 pés de comprimento, proporciona alta performance, soluções criativas, navegação equilibrada e muito conforto.

Tão logo embarcamos, nos deparamos com a primeira de uma série de ótimas soluções que nos surpreenderiam ao longo do dia: sob o confortável solário na popa, existe um compartimento dotado de pistões hidráulicos projetado especialmente para acondicionar um bote; assim, temos mais espaço na plataforma e evitamos eventuais tropeções no inflável. A tampa do motor fica sob esse compartimento e pode ser facilmente erguida por meio dos dois cabos presos a ela.

Em seguida, fomos ao amplo cockpit. O confortável sofá em “U” e a mesa de madeira dobrável com portacopos se mostrou propícia a animadas reuniões com a família e os amigos (para passeios diurnos, a Axtor 48 acomoda até 13 pessoas). A bombordo, mais uma solução criativa: aqui, grill e pia ficam em um compartimento rebatível; assim, o corredor de acesso à cabine pode ser facilmente liberado, com um melhor aproveitamento do espaço.

Um dos pontos fortes do modelo é o sistema de capota, que passa resistência e segurança; não tivemos um único problema mesmo em alta velocidade (chegamos a atingir 45 nós).

A estação de comando tem um painel bonito e organizado, equipado com mostradores analógicos e digitais. Um elemento interessante é o apoio regulável para os pés: o piloto tem a opção de guiar em pé ou sentado, sendo ambos os modos muito confortáveis.

Ao entrar na cabine, de cara nos impressionamos com o tamanho do ambiente. Logo na entrada, há uma cozinha completa com pia, geladeira/frigobar e microondas embutidos; o espaço é bem integrado com o grill e a pia rebatíveis já mencionados, facilitando a passagem de uma área para outra. Já o banheiro é espaçoso e apresenta pé-direito alto, mas a vigia poderia ser maior. A parte principal da cabine oferece excelente iluminação natural e muito conforto, com sofás em ambos os lados e uma cama de casal na proa; a lancha acomoda até quatro pessoas para pernoite.

O casco da offshore tem pedigree, pois já existe no mercado há algum tempo e é amplamente conhecido por seus atributos multiesportivos. Durante as manobras, apesar do mar liso, navegamos em cima das marolas criadas pela lancha e percebemos que ela as rompia com certo conforto. A direção e o comando são extremamente macios, e a dirigibilidade, totalmente responsiva; a retomada de velocidade é muito rápida, graças à relação peso/potência do barco.

O Axtor 48 é um barco ágil para o seu tamanho.Também pudera: o modelo foi projetado para ser uma lancha leve e de resposta rápida, e atestamos que a Murano Yachts — com o know how de 15 anos no mercado — atingiu seu objetivo com maestria. Portanto, se você procura uma lancha offshore que lhe vá entregar um excelente desempenho, muito conforto e soluções de espaço mais que criativas, a Axtor 48 pode ser a escolha certa.


Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades!